segunda-feira, 16 de março de 2009

Novos passos em busca da qualidade de vida

"Construir de forma coletiva o Programa de Educação Ambiental para a comunidade do Cucurunã, a partir das discussões realizadas no desenvolvimento do projeto Nosso Igarapé"
Esse foi o principal objetivo que motivou a realização, nos dias 9 e 10 de março, da OFICINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL na comunidade do Cucurunã, regiao do Eixo Forte de Santarém. A ação aconteceu através da parceria entre a EMATER (PA), o Grupo Verde (da própria comunidade do Cucurunã) e as associações Agua Vida e Novo Encanto.
O encontro contou ainda com a participação de membros do IDEFLOR, da Sec. Mun. de Meio Ambiente, da Assoc. de Mulheres do Cucurunã e da Semed.

(re)Construindo um conceito

Durante as oficinas, realizadas na própria comunidade, os participantes tiveram a oportunidade de destacar as iniciativas que consideram importantes para a harmonização do homem com a natureza. Atraves do compartilhamento de ideias o grupo criou diversos conceitos para a educação ambiental, são eles:
Conceitos Iniciais:
“É quando todos começarem a respeitar de verdade e proteger o planeta que grita por socorro.”
“Respeitar a vida.”
“É tudo aquilo que está em nossa vida.”
“Começa das pequenas coisas do dia a dia, como você cuidar do seu lixo, em casa, ou o fato de você pegar um papel de menta e jogar pela vidraça do ônibus.”
“É saber usar o que a Natureza nos dá, sem acabar.”
“É a criação conjunta de conhecimento, apropriado para o desenvolvimento local sustentável.”
“É a formação do homem para melhor conviver com o meio ambiente.”
“É a conscientização do povo, em preservar e saber usar de forma adequada o meio ambiente em que vivemos.”
“É você saber usar sem agredir o meio ambiente. Eduque-se para depois educar.”
“É a conscientização do ser humano para com o meio ambiente.”

Palavras chaves – Natureza, Respeitar, Proteger, Vida, Cuidar, Desenvolvimento, Sustentável, Conscientização, Preservar, Saber usar, Formação, Meio Ambiente, Educar.

Grupo 1 – “É a formação de pessoas para desenvolver um modelo sustentável, respeitando a vida.”

Grupo 2 – “Respeitar o meio ambiente educando e formando cidadãos conscientes do uso sustentável dos recursos naturais, garantindo, com isso, a preservação da vida.”

“É A FORMAÇÃO DE PESSOAS CONSCIENTES PARA DESENVOLVER UM MODELO DE VIDA SUSTENTÁVEL, RESPEITANDO A NATUREZA, GARANTINDO O BEM ESTAR DE TODOS, ATRAVÉS DE PROCESSOS PARTICIPATIVOS.”

Nesses dois dias de muito aprendizado os participantes ainda puderam apresentar os problemas enfrentados pela comunidades e as soluções dos mesmos. Isso tudo sem esquecer dos seus sonhos.

“Que tenha soluções para os problemas do igarapé, começando pelos pequenos. Quero ver meus filhos nadando nele.

“A esperança é que possamos discutir meios de guardarmos tudo o que a Natureza nos dá, arrumando o que precisa ser arrumado, fazendo o que precisa ser feito, educando o povo a respeitar o meio ambiente com apoio de todos que deram os braços para essa causa.”
Compartilhando sonhos

André (EMATER): “Saber que não podemos esperar as pessoas dizerem para nós o que fazer. Isso nós já sabemos fazer. Pegar nossos conhecimentos juntar com os conhecimentos dos comunitários e construir um saber que pode passar de geração pra geração, se renovando sempre. Hoje estamos aqui, mas temos que levar para o barracão comunitário para que todos saibam o que estamos fazendo.”

Adelina (COOPAC): “Sabemos dos problemas, mas espanta pela quantidade. Podemos nos unir e solucionar o problema, por uma vida melhor.”

Soraya (AMC): “Buscar soluções para os problemas, compartilhando idéias que vão trazer resultados para todos nós.”

Charles (AMO-Cucurunã): “O nós é mais importante que o eu.”

Paulo (SEC): “Assumir responsabilidades para que, daqui a dois anos a gente não precise voltar aqui para ver tudo de novo.”

Fernando (Grupo Verde): “Ver que não estamos discutindo coisas pra iniciar, mas já tem ações sendo feitas, isso foi uma avaliação do que já foi feito e o planejamento do que temos pra fazer. O lugar é excelente, o ambiente é bom. É importante repassar o resultado para os membros das entidades.”

Ana Paula (ABAV): “Momento em que plantamos uma semente. Cabe a todos nós fazermos essa semente germinar buscando o bem estar de todos.”

Gilvandra (SEMED): “O grupo é muito bom, pessoas envolvidas, com interesse. Já tem um conhecimento mais profundo do assunto. Isso já é um passo importante que facilita a caminhada. Com a união do grupo e mais pessoas no grupo fica mais fácil avançar.”

5 comentários:

Anônimo disse...

Já pensou toda a curuminzada nadando no igarapé do Cucurunã e a gente na sombra e agua fresca sabendo que também somos responsaveis por isso??
aff..
é muito bom...
vamos continuar construindo sonhos e colocando a mão na massa

abraços e 'continuem' assim :)
nós(a natureza) somos gratos!!!

Juh

rock_cruz disse...

Muito bom saber q a Novo Encanto esta em vairas parte
do brasil Fazendo esse trabalho, para harmonizar mais as
pessoas com a natureza,espero que contineu assim. :)

Abs a todos ai de Santarém.
principe ram - belem (pa)

Grupo Verde disse...

O mais importante é que os resultados já começam a aparecer. O Conselho Gestor da comunidade já procurou a Prefeitura pra reivindicar um dos pontos listados no planejamento. E o resultado foi bem positivo. Interessante também, foi o comentário do presidente do Conselho: "É muito bom trabalhar com os assuntos organizados da forma como fizemos."

Unknown disse...

A Oficina de Educação Ambiental tem impactos positivos nas 19 comunidades da Região do Eixo Forte em Santarém, que abrange também a Área de Proteção Amabiental Alter do Chão e uma extensa rede de igarapés.

Tânia Amazonas
Monitoria 82

DJ TONINHO CAIÇARA disse...

MUITO BOM TRABALHO FIQUEI MUITO EMOCIONADO COM TODAS AS AÇÕES E FRASES MUITO MARCANTES E PROFUNDAS PARA NOS E TODOS. SOU PRESIDENTE DA "ONG E EU" Ambiental Educacional Social, NA CIDADE DE ESTREITO MARANHÃO E ESTAMOS LANÇANDO NAS ESCOLAS E BAIRROS A CARTEIRINHA DO "FISCAL ECOLOGICO" E O BLOG DO "PALHACICLAGEM E REICICLAGEM" ( Brincando e fazendo Arte Reciclada educaremos hoje para não sofrermos amanha )(Frase Toninho Caiçara )DOIS PROJETOS EDUCACIONAIS QUE VISAM A MOBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES E POPULAÇÃO.EM UMA AÇÃO PEDAGOGICA EM PROL DA PRESERVAÇÃO E USO CORRETO E RACIONAL DA AGUA, MEIO AMBIENTE E A RECICLAGEM,INCINERAÇÃO DO LIXO HOSPITALAR E COMPOSTAGEM DE LIXO ORGANICO. E A EXTREMA IMPORTANCIA DA COLETA SELETIVA PARA O ECO SISTEMA DO PLANETA. PRECISAMOS DE AJUDA PARCERIAS COLABORAÇÃO E VOLUNTARIOS EM TODO O MUNDO
CONTATO E COLETA DE ELETRONICOS
0xx99 81605484 - 81262871-
TONINHO CAIÇARA
"ACREDITE APARTIR DA UNIÃO TUDO E POSSIVEL"(Frase Toninho Caiçara)
VAMOS TODOS NESSA LUTA! AJUDEM -NOS