quarta-feira, 28 de maio de 2008

Nosso Planeta é a Nossa Casa!

Todo dia 05 de junho, festejamos o Dia Internacional do Meio Ambiente. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e vem com o objetivo de sensibilizar o mundo para a necessidade de reconhecer a importância do meio ambiente. Este dia foi escolhido por ter sido o dia de abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (Estocolmo, 1972).

Mais do que os importantes festejos dessa data, temos que enxergar o meio ambiente como parte de nossas vidas. Em todo o planeta estão sendo realizadas ações voltadas à temática ambiental, o que nos dá forças para continuar acreditando que cada vez mais os seres humanos estão expandindo sua consciência e responsabilidade a respeito dos recursos naturais, tão importantes para esta e para as próximas gerações.
Quero chamar a atenção para três temas importantes ligadas ao nosso relacionamento e responsabilidade com o ambiente: Água, Florestas e Consumo. A água é um bem essencial. A água é o “Espírito da Terra”, é Divina e precisa estar presente em todo e qualquer plano de desenvolvimento sustentável de nossa sociedade.

As florestas têm funções vitais para a sobrevivência do ser humano na Terra: absorvem gases responsáveis pelo aquecimento global, têm atuação fundamental no ciclo da água. Estima-se que 80% da população da Terra usem medicamentos provenientes diretamente de plantas e animais. Na bacia amazônica, cerca de duas mil plantas são utilizadas para curar doenças ou combater enfermidades.



Precisamos colocar em prática a máxima ambiental: “Pensamento Global – Ação Local”. Ou seja, pensar no Planeta e agir em nossa casa!



Leonardo Bemergui
Monitoria 82

Nenhum comentário: