terça-feira, 7 de junho de 2011

Associação Novo Encanto em ação na Semana do Meio Ambiente

A Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, abrirá as portas de sua sede, no bairro da Pedreirinha na Grande Belém, com uma extensa programação de educação ambiental. A ação que está dentro da Semana do Meio Ambiente será um “Dia de Paz na Natureza”.

No próximo sábado, dia 11 de junho, a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico terá uma grande programação na sua extensão de Ananindeua. Será um dia repleto de oficinas, mostras fotográficas e de vídeo, poesia e música. A ação faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente e no dia 19 de junho vai também para a extensão da Novo Encanto em Benfica.

Voltada principalmente para as crianças e jovens da comunidade da Pedreirinha, a atividade começa às 9h da manhã, na sede da Associação, onde serão ministradas oficinas de fabricação de instrumentos musicais com sucata, tinta natural e até mesmo fabricação de xampus e sabonete liquido. Intitulada “Dia de Paz na Natureza”, a ação em prol do meio ambiente também será repleta de arte, contando com Mostra Fotográfica, Mostra de Vídeos Ambientais e Cantarau, onde os participantes poderão recitar poesias com temática de paz e natureza.

De acordo com a coordenadora regional da Novo Encanto, Conceição Baía, “a programação surgiu para celebrar o dia mundial do Meio ambiente e também homenagear os 50 anos do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal-UDV”, instituição religiosa apoiadora da Novo Encanto. Segundo a coordenadora, o principal objetivo da Associação é “atuar em prol da conservação de ecossistemas naturais, em especial o da grande floresta Amazônica, e ainda: trabalhar pela substituição do atual padrão destrutivo de urbanização e de consumo de recursos naturais, por uma relação de comunhão, fundamentada no senso de participação e respeito à Vida”, explica.

Mais ações

Além da programação do próximo sábado, a Novo Encanto terá ainda outra ação, também em comemoração ao Dia do Meio Ambiente (05 de junho), em sua extensão no município de Benfica, no domingo, 19 de junho, a partir das 9h.

Intitulada “Homem e Natureza: Comum União, tornando-os Um com ela”, a programação terá plantio de mudas, oficinas de produção de puffs com garrafas pet, produção de instrumentos musicais com produtos da natureza, musicalização para crianças e dança de roda. Tudo gratuito e voltado à comunidade de Murinim, onde está a extensão da Novo Encanto em Benfica.

A Novo Encanto

Trabalhando com atividades de conscientização de um número cada vez maior de pessoas, quanto à seriedade da crise social e ambiental que a humanidade atravessa, a Novo Encanto associa a implantação de projetos de conservação de patrimônio natural e de desenvolvimento sustentável, buscando caminhos possíveis de superação dos conflitos.

Este o sentido na qual está inserida a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, instituição nacional atuante também na Grande Belém, em pontos na periferia de Ananindeua e Benfica.


A Novo Encanto atua em Belém realizando atividades de Educação Ambiental, plantio de espécies, cursos e oficinas. Além de participar da Comissão de Produtores Orgânicos, Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental, e Conselho Consultivo do PEUt – Parque Estadual do Utinga.

Aliando a isso, há ainda as diversas atividades que a Novo Encanto oferece as comunidades onde está inserida, dentre as quais palestras, atividades de educação ambiental, oficinas, aulas-passeio, trilhas ecológicas, atividades de plantio, entre outras.

Suas ações espalham-se por todo o país, mantendo inclusive um seringal no estado do Acre. De acordo com a coordenadora regional, “a Novo Encanto está aberta para receber as pessoas que amam a natureza e estão dispostas a trabalhar em prol de sua preservação”.


Veja a programação

11.06.2011- Sábado 
"Dia da Paz na Natureza".
Local – Sede da Novo Encanto – Rua Pedreirinha, Passagem Sabiá, 05
9h - ABERTURA
9h30 - Instalação do Grande Guarda Chuva Luiz Augusto Mussi - Arte-Educador (Org).
9h30 - Oficina de Fabricação de xampu e sabonete líquido. (Público - Adultos) Ministrante: Christian Lameira. Técnico da Farmácia Nativa - (30 vagas)
9h30-Oficina de reaproveitamento de resíduos. (Público - Adultos) Ministrante Raimunda Nascimento. Técnica da SESMA (25 vagas)
9h30-Oficina de fabricação de instrumentos musicais com sucatas. (Público – Jovens) Ministrante : Musico Karlo Rômulo. (20 vagas)
9h30-Oficina de Fabricação de Tintas Naturais (Crianças acima de 05 anos) Ministrantes:Arte Educadores: Giselle Cattanio, Luiz Augusto Mussi e Adriana Bastos -20 vagas.
9h30-Atividades Lúdico Artística com Contação de Estórias – (Público 0 a 100 anos) com os atores Ronaldo Aparecido e Josiane Nascimento.
9h30 – Exposição Foto Poética Tchello de Barros e Walkíria Loureiro
9h30-Espaço Cine Vídeo – Exibição dos filmes “De onde vem as coisas?” e “Ilha das Flores” (diretor Jorge Furtado), e vídeos do circuito Tela Verde com Jornalista Dani Franco(org)
12h-Almoço
14h-Roda de conversa "Física Experimental "(Público 0 a 100 anos) com o Físico Eduardo Paiva.
15h-Exposição da produção das oficinas.
15-CANTARAU- Declamação de Poesias e Apresentações musicais. Organizadores:Dani Franco (jornalista) e Luiz Augusto Mussi (arte-Educador) Apresentação confirmadas:
Fila de Poesia com Tchello de Barros
Roda de ciranda com Ronaldo Silva;
Coral do Rei;(Regente Mavilda Aliverti)
Orquestra Jovem;(Regente Marianne Lima)

Dani Franco – Jornalista DRT-Pa 1749
Comunicação Novo Encanto - Unidade Regional Amazônia Oriental

Contatos: Conceição Baía – Coordenadora Novo Encanto - Unidade Regional Amazônia Oriental
http://amazoniaoriental.blogspot.com/
Fones: (91) 88214666.OI - 81149395.tim

Um comentário:

antonio disse...

Parabéns pelas atividades. Agora quem merece uma vaia são os parlamentares, pois eles querem aprovar a anistia das dividas do agricultores, durante a reforma do código florestal.