sexta-feira, 25 de março de 2011

Novo Encanto participa de seminário sobre cultura e meio ambiente

Na quarta-feira, 23 de março, os representantes da Novo Encanto, Marcello Aponte e Conceição Baía, participaram de um seminário sobre cultura e meio ambiente promovido pelo Instituto Arraial do Pavulagem, através do projeto Arraial do Saber.
A parceria segue neste domingo, 27, quando haverá a presença da Feira de Produtos Orgânicos na saída do Cordão do Galo.
Abaixo a matéria publicada no Jornal Diário do Pará: http://www.diarioonline.com.br/noticia-140715-arraial-do-pavulagem-debate-cultura-e-natureza.html


Arraial do Pavulagem debate cultura e natureza

Quarta-Feira, 23/03/2011, 16:09:53
Arraial do Pavulagem debate cultura e natureza (Foto: Divulgação)
A programação do Cordão do Peixe-Boi começa nesta quarta-feira (Foto: Divulgação)

Às vésperas do cortejo que discute a relação do homem com a natureza, o Instituto Arraial do Pavulagem convida o público para participar de um debate sobre o tema. É o "Seminário Cultura e Meio Ambiente", realizado nesta quarta-feira (23) às 19 horas na sede do instituto, localizadaem frente à praça dos Estivadores, no Bairro da Campina.

O Seminário terá como convidados a professora Marilena Loureiro da Silva, coordenadora do Grupo de Estudos de Educação, Cultura e Meio Ambiente, da UFPA, discutindo o papel da educação ambiental; o especialista em Educação Ambiental, Marcello Aponte, da ONG Novo Encanto, e a produtora cultural e Coordenadora Regional da Novo Encanto na Amazônia Oriental, Conceição Baía, ambos discutindo a temática da água, em alusão ao Dia Mundial da Água, 22 de março.

O evento faz parte da programação do Cordão do Peixe-Boi 2011, primeiro "arrastão" promovido pelo Arraial do Pavulagem no ano, que será realizado no domingo, dia 27. Este ano, porém, o cortejo traz uma proposta diferente, repensando toda a sua programação, desde a saída do Cordão do período de carnaval, até o adiantamento dos horários de saída e chegada.

A programação começa com a concentração às 7h na Escadinha da Estação das Docas, com a saída prevista para as 8h. A chegada do cortejo, antes realizada na Praça do Carmo, será agora na Praça dos Estivadores, depois de percorrer parte do Ver-o-Peso e do Comércio. Mas quem tiver interesse, pode participar de uma programação especial realizada a partir de 5h na Escadinha, chamada de "Brilho da Aurora", uma roda de canto realizada no nascer do sol que precede a concentração para o cortejo.
As canções do "Brilho da Aurora" e da concentração para o cortejo  já estão disponíveis no blog do Instituto Arraial do Pavulagem, o www.arraialdosaber.blogsppot.com

CORDÃO DO PEIXE BOI
Criado em 2003 pelo Instituto Arraial do Pavulagem, o Cordão do Peixe-Boi levanta o estandarte da cultura popular em defesa do meio do ambiente. Inspirado nos antigos cordões de bicho, o símbolo da festa é o peixe-boi, um brinquedo construído para simbolizar a preocupação com a floresta, com a degradação ambiental, com a pesca predatória. O brinquedo chega de barco à Escadinha da Estação das Docas, em Belém. Como se emergisse das águas da Baía do Guajará, ele sobrevoa a multidão e traz das profundezas do rio a denúncia socioambiental.

SERVIÇO

Seminário Cultura e Meio Ambiente
Data: 23 de março (quarta-feira)
Hora: 19 horas
Local: Instituto Arraial do Pavulagem
Endereço: Rua Boulevard Castilhos Franca, 738, em frente à Praça dos Estivadores, no bairro da Campina, Belém.
Contato para Imprensa: Yorranna Oliveira – Assessoria de Imprensa Instituto Arraial do Pavulagem (8401-8286)
Crédito da Foto: Alexandre Yuri Nascimento – Instituto Arraial do Pavulagem

Nenhum comentário: