quinta-feira, 16 de junho de 2011

Novo Encanto realiza nova atividade neste sábado

As ações em prol do meio ambiente, aliadas aos 50 anos do Centro Espírita União do Vegetal, levam ao bairro de Murinim, em Benfica na Grande Belém, a atividade "Homem e Natureza: Comum União, tornando-s Um com ela".

Organizado pela extensão de Benfica da Unidade Regional da Amazônia Oriental, a programação da  Novo Encanto também atenderá educadores da Escola Municipal de Murinim e técnicos da Prefeitura de Benevides, com o objetivo de capacitá-los e torná-los agentes multiplicadores na comunidade. 

Veja abaixo a programação completa, divulgue e participe!

19/06 (Domingo – mutirão da 2ª escala)
Tema: “Homem e Natureza: Comum União, tornando-nos Um com ela”.
Realização: NOVO ENCANTO
Parceiros: GTER, GRUPO JOVEM, MONITORIA DO PLANTIO E DEBEN.

9hs – Abertura: Plantio de mudas de espécies florestais no terreno, com todos.
Coordenador: Elton Sousa – Monitor do Plantio
10hs – Oficinas temáticas.
1.      Reaproveitamento de resíduos: Produção de puffs, com garrafas pet.
Público-alvo: sócios da Novo Encanto, educadores da escola municipal do Murinim e técnicos da Prefeitura de Benevides.
Ministrante: Daniele - SESMA.
Coordenadora: Sabrina
2.      Produção de Instrumentos musicais, com produtos da natureza.
Público-alvo: infanto-juvenil (10 a 18 anos)
Ministrante: Waldinei Machado – Músico e produtor de instrumentos artesanais.
Coordenadora: Fernanda Freire.
3.      Oficina de musicalização: Sons em comunhão com a natureza.
Público-alvo: infantil (3 a 6 anos).
Ministrante: Arlindo Alves – Professor de Música.
Coordenadora: Fernanda Miranda

11hs – Encerramento: Dinâmica “Despertar com a Natureza” – Dança de Roda na Floresta.
Público: todos os participantes.
Coordenador:Maria Angélica Alberto
 12hs – Almoço festivo na sede da Novo Encanto em Murinim - Benfica

A programação é aberta a todos os interessados.

Mais informações com Sabrina Forte - (91) 81231959
Monitora da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico


Dani Franco - Comunicação Novo Encanto - Unidade Amazônia Oriental

terça-feira, 7 de junho de 2011

Associação Novo Encanto em ação na Semana do Meio Ambiente

A Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, abrirá as portas de sua sede, no bairro da Pedreirinha na Grande Belém, com uma extensa programação de educação ambiental. A ação que está dentro da Semana do Meio Ambiente será um “Dia de Paz na Natureza”.

No próximo sábado, dia 11 de junho, a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico terá uma grande programação na sua extensão de Ananindeua. Será um dia repleto de oficinas, mostras fotográficas e de vídeo, poesia e música. A ação faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente e no dia 19 de junho vai também para a extensão da Novo Encanto em Benfica.

Voltada principalmente para as crianças e jovens da comunidade da Pedreirinha, a atividade começa às 9h da manhã, na sede da Associação, onde serão ministradas oficinas de fabricação de instrumentos musicais com sucata, tinta natural e até mesmo fabricação de xampus e sabonete liquido. Intitulada “Dia de Paz na Natureza”, a ação em prol do meio ambiente também será repleta de arte, contando com Mostra Fotográfica, Mostra de Vídeos Ambientais e Cantarau, onde os participantes poderão recitar poesias com temática de paz e natureza.

De acordo com a coordenadora regional da Novo Encanto, Conceição Baía, “a programação surgiu para celebrar o dia mundial do Meio ambiente e também homenagear os 50 anos do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal-UDV”, instituição religiosa apoiadora da Novo Encanto. Segundo a coordenadora, o principal objetivo da Associação é “atuar em prol da conservação de ecossistemas naturais, em especial o da grande floresta Amazônica, e ainda: trabalhar pela substituição do atual padrão destrutivo de urbanização e de consumo de recursos naturais, por uma relação de comunhão, fundamentada no senso de participação e respeito à Vida”, explica.

Mais ações

Além da programação do próximo sábado, a Novo Encanto terá ainda outra ação, também em comemoração ao Dia do Meio Ambiente (05 de junho), em sua extensão no município de Benfica, no domingo, 19 de junho, a partir das 9h.

Intitulada “Homem e Natureza: Comum União, tornando-os Um com ela”, a programação terá plantio de mudas, oficinas de produção de puffs com garrafas pet, produção de instrumentos musicais com produtos da natureza, musicalização para crianças e dança de roda. Tudo gratuito e voltado à comunidade de Murinim, onde está a extensão da Novo Encanto em Benfica.

A Novo Encanto

Trabalhando com atividades de conscientização de um número cada vez maior de pessoas, quanto à seriedade da crise social e ambiental que a humanidade atravessa, a Novo Encanto associa a implantação de projetos de conservação de patrimônio natural e de desenvolvimento sustentável, buscando caminhos possíveis de superação dos conflitos.

Este o sentido na qual está inserida a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, instituição nacional atuante também na Grande Belém, em pontos na periferia de Ananindeua e Benfica.


A Novo Encanto atua em Belém realizando atividades de Educação Ambiental, plantio de espécies, cursos e oficinas. Além de participar da Comissão de Produtores Orgânicos, Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental, e Conselho Consultivo do PEUt – Parque Estadual do Utinga.

Aliando a isso, há ainda as diversas atividades que a Novo Encanto oferece as comunidades onde está inserida, dentre as quais palestras, atividades de educação ambiental, oficinas, aulas-passeio, trilhas ecológicas, atividades de plantio, entre outras.

Suas ações espalham-se por todo o país, mantendo inclusive um seringal no estado do Acre. De acordo com a coordenadora regional, “a Novo Encanto está aberta para receber as pessoas que amam a natureza e estão dispostas a trabalhar em prol de sua preservação”.


Veja a programação

11.06.2011- Sábado 
"Dia da Paz na Natureza".
Local – Sede da Novo Encanto – Rua Pedreirinha, Passagem Sabiá, 05
9h - ABERTURA
9h30 - Instalação do Grande Guarda Chuva Luiz Augusto Mussi - Arte-Educador (Org).
9h30 - Oficina de Fabricação de xampu e sabonete líquido. (Público - Adultos) Ministrante: Christian Lameira. Técnico da Farmácia Nativa - (30 vagas)
9h30-Oficina de reaproveitamento de resíduos. (Público - Adultos) Ministrante Raimunda Nascimento. Técnica da SESMA (25 vagas)
9h30-Oficina de fabricação de instrumentos musicais com sucatas. (Público – Jovens) Ministrante : Musico Karlo Rômulo. (20 vagas)
9h30-Oficina de Fabricação de Tintas Naturais (Crianças acima de 05 anos) Ministrantes:Arte Educadores: Giselle Cattanio, Luiz Augusto Mussi e Adriana Bastos -20 vagas.
9h30-Atividades Lúdico Artística com Contação de Estórias – (Público 0 a 100 anos) com os atores Ronaldo Aparecido e Josiane Nascimento.
9h30 – Exposição Foto Poética Tchello de Barros e Walkíria Loureiro
9h30-Espaço Cine Vídeo – Exibição dos filmes “De onde vem as coisas?” e “Ilha das Flores” (diretor Jorge Furtado), e vídeos do circuito Tela Verde com Jornalista Dani Franco(org)
12h-Almoço
14h-Roda de conversa "Física Experimental "(Público 0 a 100 anos) com o Físico Eduardo Paiva.
15h-Exposição da produção das oficinas.
15-CANTARAU- Declamação de Poesias e Apresentações musicais. Organizadores:Dani Franco (jornalista) e Luiz Augusto Mussi (arte-Educador) Apresentação confirmadas:
Fila de Poesia com Tchello de Barros
Roda de ciranda com Ronaldo Silva;
Coral do Rei;(Regente Mavilda Aliverti)
Orquestra Jovem;(Regente Marianne Lima)

Dani Franco – Jornalista DRT-Pa 1749
Comunicação Novo Encanto - Unidade Regional Amazônia Oriental

Contatos: Conceição Baía – Coordenadora Novo Encanto - Unidade Regional Amazônia Oriental
http://amazoniaoriental.blogspot.com/
Fones: (91) 88214666.OI - 81149395.tim