Somente no dia 24 de outubro de 1848, é que Santarém foi elevada à categoria de cidade, através da lei nº 145, promulgada por Jerônimo Francisco Coelho.
No século XVIII, a cidade já contava com comércio de produtos variados, o que intensificou a agricultura que era necessária para o comércio. A extração do látex também impulsionou o crescimento da cidade, já que foi bastante usado no automobilismo.
A pérola...Santarém é conhecida como a Pérola do Tapajós. Em frente à cidade acontece o encontro das águas barrentas do rio Amazonas com as águas azuis do rio Tapajós, num espetáculo de rara beleza.

Mas não são apenas estas atrações que esta bela Cidade dispõe: existem ainda centenas de quilômetros de praias paradisíacas, rios e igarapés de água cristalina, cachoeiras e lagos. Entre elas, destacam-se:
-Praia Maracanã: É uma das praias mais próximas da cidade. Está a 6 km aonde se chega através do rio Tapajós. Possui barracas de alimentação.
...do Tapajós Em Santarém encontra-se a Cerâmica Tapajós que está dividida em dois tipos de vasos: o de gargalo e o de cariátides. Esta cerâmica é uma das mais antigas e, de tão perfeita, chega a ser comparada até mesmo com a mais fina porcelana chinesa. Existem peças da cerâmica Tapajós espalhadas por vários museus do mundo. Na cidade de Santarém encontra-se um pequeno legado dessas peças no Centro Cultural João Fona.