sábado, 26 de março de 2011

Novo Encanto no Dia do Bem

A Associação Novo Encanto e a Casa da Boa Esperança estão participando do Dia do Bem, que está sendo realizado em todo o país.
 
 
26 de março de 2011: Dia de fortalecimento da prática do bem, em comemoração aos 50 anos do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.
 

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, como parte das comemorações do aniversário de 50 anos de sua fundação, criou a campanha Dia do Bem - UDV 50 anos, com o intuito de fortalecer a já tradicional prática do Bem de seus sócios nas diversas regiões do Brasil e do exterior onde já está presente.

As ações de beneficência do Centro, a partir das iniciativas dos seus sócios, servirão de base para a campanha e serão concentradas no dia 26 de março, que ficará marcado como o Dia do Bem,... (saiba mais)

Unir os corações em uma corrente em prol da prática do bem através da nossa participação em atividades beneficentes concentradas em um dia especial, 26 de março: o Dia do Bem.
E-mail
diadobem.udv@gmail.com

sexta-feira, 25 de março de 2011

Novo Encanto participa de seminário sobre cultura e meio ambiente

Na quarta-feira, 23 de março, os representantes da Novo Encanto, Marcello Aponte e Conceição Baía, participaram de um seminário sobre cultura e meio ambiente promovido pelo Instituto Arraial do Pavulagem, através do projeto Arraial do Saber.
A parceria segue neste domingo, 27, quando haverá a presença da Feira de Produtos Orgânicos na saída do Cordão do Galo.
Abaixo a matéria publicada no Jornal Diário do Pará: http://www.diarioonline.com.br/noticia-140715-arraial-do-pavulagem-debate-cultura-e-natureza.html


Arraial do Pavulagem debate cultura e natureza

Quarta-Feira, 23/03/2011, 16:09:53
Arraial do Pavulagem debate cultura e natureza (Foto: Divulgação)
A programação do Cordão do Peixe-Boi começa nesta quarta-feira (Foto: Divulgação)

Às vésperas do cortejo que discute a relação do homem com a natureza, o Instituto Arraial do Pavulagem convida o público para participar de um debate sobre o tema. É o "Seminário Cultura e Meio Ambiente", realizado nesta quarta-feira (23) às 19 horas na sede do instituto, localizadaem frente à praça dos Estivadores, no Bairro da Campina.

O Seminário terá como convidados a professora Marilena Loureiro da Silva, coordenadora do Grupo de Estudos de Educação, Cultura e Meio Ambiente, da UFPA, discutindo o papel da educação ambiental; o especialista em Educação Ambiental, Marcello Aponte, da ONG Novo Encanto, e a produtora cultural e Coordenadora Regional da Novo Encanto na Amazônia Oriental, Conceição Baía, ambos discutindo a temática da água, em alusão ao Dia Mundial da Água, 22 de março.

O evento faz parte da programação do Cordão do Peixe-Boi 2011, primeiro "arrastão" promovido pelo Arraial do Pavulagem no ano, que será realizado no domingo, dia 27. Este ano, porém, o cortejo traz uma proposta diferente, repensando toda a sua programação, desde a saída do Cordão do período de carnaval, até o adiantamento dos horários de saída e chegada.

A programação começa com a concentração às 7h na Escadinha da Estação das Docas, com a saída prevista para as 8h. A chegada do cortejo, antes realizada na Praça do Carmo, será agora na Praça dos Estivadores, depois de percorrer parte do Ver-o-Peso e do Comércio. Mas quem tiver interesse, pode participar de uma programação especial realizada a partir de 5h na Escadinha, chamada de "Brilho da Aurora", uma roda de canto realizada no nascer do sol que precede a concentração para o cortejo.
As canções do "Brilho da Aurora" e da concentração para o cortejo  já estão disponíveis no blog do Instituto Arraial do Pavulagem, o www.arraialdosaber.blogsppot.com

CORDÃO DO PEIXE BOI
Criado em 2003 pelo Instituto Arraial do Pavulagem, o Cordão do Peixe-Boi levanta o estandarte da cultura popular em defesa do meio do ambiente. Inspirado nos antigos cordões de bicho, o símbolo da festa é o peixe-boi, um brinquedo construído para simbolizar a preocupação com a floresta, com a degradação ambiental, com a pesca predatória. O brinquedo chega de barco à Escadinha da Estação das Docas, em Belém. Como se emergisse das águas da Baía do Guajará, ele sobrevoa a multidão e traz das profundezas do rio a denúncia socioambiental.

SERVIÇO

Seminário Cultura e Meio Ambiente
Data: 23 de março (quarta-feira)
Hora: 19 horas
Local: Instituto Arraial do Pavulagem
Endereço: Rua Boulevard Castilhos Franca, 738, em frente à Praça dos Estivadores, no bairro da Campina, Belém.
Contato para Imprensa: Yorranna Oliveira – Assessoria de Imprensa Instituto Arraial do Pavulagem (8401-8286)
Crédito da Foto: Alexandre Yuri Nascimento – Instituto Arraial do Pavulagem