quarta-feira, 28 de outubro de 2009

DIA DO BEM: quando o bem bater a sua porta, abra


Solidariedade, diversão e união. Essas são palavras que caracterizam as ações realização no domingo passado (25) na comunidade do Cucurunã e que deram início a Campanha do Dia do Bem 2009. Esse é o terceiro ano que a comunidade é atendida pela campanha realizada através da parceria das associações Beneficente Água Vida e Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico e que esse ano conta também com o apoio da Associação de Moradores do Aeroporto Velho, além do apoio da própria comunidade do Cucurunã.



Abertura do Dia do Bem

Durante o lançamento da Campanha ‘Dia do Bem’ – 2009, diversas atividades foram realizadas na comunidade, entre elas a aplicação de flúor em crianças, adolescentes e adultos, totalizando 153 atendimentos, além da distribuição de um Kit com creme dental e 5 escovas de dente para os atendidos. A criança também pode se divertir com atividades, lúdicas desenvolvidas em parceria com a Associação de Moradores do Aeroporto Velho e brincadeiras, além de muita palhaçada. Adolescentes e adultos também foram contemplados com corte de cabelo. O cuidado com a saúde não ficou apenas na aplicação de flúor, adultos e idosos tiveram a oportunidade de medir a pressão, ao todo, foram realizados 34 atendimentos.

Saiba como nasceu a iniciativa

O ‘Dia do Bem’ nasceu a partir da observação das entidades, Água Vida e Novo Encanto, das necessidades que a comunidade do Cucurunã enfrenta no seu dia a dia. Apesar de ser uma comunidade bem organizada e que vem buscando crescer, ainda assim observou-se a necessidade de trabalhar melhor sentimentos de fraternidade e desenvolvimento humano junto aos moradores. Uma maneira que as entidades encontraram de se aproximar dos moradores foi através do ‘Dia do Bem’, que no seu primeiro ano (2007) atendeu 49 famílias das cem que estavam cadastradas para receber cestas básicas, brinquedos e roupas arrecadadas em caminhadas realizadas em diversos bairros da cidade de Santarém. Em 2008, o número de atendimento aumentou e foram distribuídas aproximadamente mil toneladas de alimentos. Esse ano, a meta da campanha é 1, 5 toneladas, além da distribuição de brinquedos e roupas para as famílias cadastradas.


A ação, em parceira com a comunidade e outras entidades de beneficência, tem por objetivo despertar para a importância de desenvolvermos ações voltadas para o bem comum na nossa sociedade e assim formarmos juntos uma teia consciente em prol da fraternidade humana. E na busca desse objetivo, a organização da Campanha ‘Dia do Bem’ programou uma caminhada para recolhimento de roupas, brinquedos e alimentos para o próximo dia 15, no bairro da Prainha.


Portanto, quando o bem bater a sua porta, abra.