terça-feira, 31 de março de 2009

Salve Salve a Samaúma...

A Samaúma é considerada a rainha da Floresta. De crescimento 'relativamente' rápido, pode alcançar os 40 metros de altura. Quando em terra firme se apresenta maior em volume e menor em altura, mas também se desenvolve nos terrenos de várzeas inundáveis. A samaúma é possuidora de algumas propriedades medicinais já conhecidas, sua seiva, por exemplo, é empregada contra a conjutivite. Da família da Bombacaceae seu nome científico é Ceiba pentandra Gaertn.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Presidente da NE visita APA em Goiás

O presidente da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, Genis Garcia Pereira Junior, esteve em Goiânia no dia 29/03, participando de reunião do CONACE (Conselho da Administração Central, da 8ª Região), realizado no Núcleo Mestre Manoel Nogueira (NMMN). Na ocasião o presidente da Novo Encanto conversou com o diriginte do NMMN, Wagner Araújo e com o Monitor da Novo Encanto, Luiz Duarte, a respeito das condições ambientais da APA do Ribeirão João Leite.Na foto: Wagner Araújo, Genis Garcia (pres. da NE) e Luiz Duarte (Monitor da NE)

Clique aqui e saiba mais


quarta-feira, 25 de março de 2009

Imagem panorâmica gigante recria ambiente amazônico

O artista austríaco Yadegar Asisi estreia nesta quarta-feira (25) na galeria Panometer, em Leipzig (Alemanha), sua nova criação: uma pintura panorâmica e circular da Amazônia de 30 metros de altura e 106 metros de comprimento.

Para apreciar a obra, intitulada "Amazonien - das Zauberbild der Natur" ("Amazônia - a Imagem Mágica da Natureza"), o espectador fica sobre uma plataforma de seis metros de altura, localizada no centro de uma antiga fábrica de gás.A pintura panorâmica tem 30 metros de altura e 106 metros de comprimento.

"Ao observar a pintura panorâmica, o espectador deve vislumbrar o que há de excepcional nesse pedaço da Terra que é a floresta amazônica", diz o artista.

A exposição também serve como homenagem aos 150 anos da morte do naturalista alemão Alexander von Humboldt, que dedicou parte de sua vida a investigar a região amazônica.

A obra é resultado de mais de 25 mil fotografias e inúmeros desenhos esboçados por Asisi durante quatro visitas ao Brasil.


Fauna e flora

Árvores ancestrais, flores, animais e indígenas compõem a pintura. O público ainda dispõe de lunetas para descobrir alguns insetos e aves em meio às folhagens.
"Com 'Amazonien', quero mostrar ao público a beleza, a diversidade e a riqueza da floresta para que as pessoas se sensibilizem por uma parte tão valiosa da Terra", explica Asisi.

A pintura panorâmica vem acompanhada de peças complementares de caráter científico, visual e auditivo que permitem ao espectador, por exemplo, estudar os processos biológicos e as características físicas de plantas e insetos.

Além disso, uma instalação simula efeitos da luz sobre a representação da selva amazônica acompanhada pela música de Eric Babak.

Fonte: Efe

segunda-feira, 23 de março de 2009

Nova diretoria da Novo Encanto toma posse

Foi eleita neste domingo, dia 22 de março (Dia Mundial da Água) a nova diretoria da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, em assembléia realizada no Núcleo São João Batista, em Mairiporã, São Paulo. Com a presença de aproximadamente 120 sócios, foi eleito e tomou posse, Genis Garcia Pereira Junior, em substituição a Flavio Gordon, que durante oito anos presidiu a entidade.

Foi um dia de alegria e confraternização no núcleo localizado na Serra da Cantareira, com muita chuva e clima agradável. O evento começou com danças circulares e um almoço comunitário, seguido da Assembléia Ordinária, onde Flavio Gordon fez a prestação de contas de seus oito anos de mandato e apresentou um vídeo institucional com informações a respeito da associação.

Genis Garcia afirmou, depois de eleito (por unanimidade), que pretende ampliar a ligação da Novo Encanto com o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, uma vez que existe uma complementariedade entre as suas associações. A Novo Encanto foi criada em 1990 por membros da União do Vegetal, com o objetivo de preservar o Seringal Novo Encanto e hoje tem ações em 22 estados brasileiros.


DIRETORIA NACIONAL

Presidente: Genis Garcia Pereira Junior
1º Vice-Presidente: Hamilton Viroli
2º Vice-Presidente: José Roberto da Silva Barbosa
3º Vice-Presidente: Jander Gonçalves Vieira
4º Vice-Presidente: Flavio Gut


CONSELHO DELIBERATIVO

Francisco Herculano, José Luiz de Oliveira, Edson Lodi Campos Soares, Raimundo Monteiro de Souza, Jeffrey Bronfman, Florêncio Siqueira de Carvalho, Flavio Mesquita, Edison Saraiva Neves, Carlos Teodoro José Hugueney Irigaray, Flávio Gordon e Genis Garcia Pereira Junior.

CONSELHO FISCAL

Presidente: Fernando Boin

sexta-feira, 20 de março de 2009

Mais sobre o dia da Água


Desde 1993, a Organização das Nações Unidas celebram o Dia Mundial da Água na data do dia 22 de março. A data é o momento em que sociedade civil e governo refletem acerca do uso da água.

Um relatório do Instituto Socioambiental (ISA) revela que o Brasil registra um desperdício diário de 2,5 milhões de água potável, desde a retirada dos mananciais até a chegada às torneiras.

A Agência Nacional de Águas (ANA) também alerta para o desperdício: 40% da água retirada no país não é utilizada.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Lá vem o Zeko...

Quem aqui lembra do famoso comercial do Zeko pelo consumo consciente de água?? Pois é, ele está de volta (ou melhor - reprise). Saiba que o Zeko, assim como nós - sócios da Novo Encanto - luta pela preservação da água. E esse video foi produzido pela Consequencia para a organização Thalamus .


O uso racional da água

Ainda em celebração ao dia Água - que deve ser lembrado todos os dias - publicamos aqui um vídeo que é uma lição pra todos nós. O vídeo é feito a partir dos desenhos de duas crianças de 6 e 10 anos e foi desenvolvida para a o curso de Pós-graduação em cinema, vídeo e fotografia. O tema principal é o uso racional da água.


Príncipe Ram: "Água , pra que te quero"

A Monitoria da Novo Encanto do Pré-Núcleo Príncipe Ram e o Grupo Sororoquinha convidam as crianças , jovens e adultos para a seguinte programação :

Dia 21 - Sábado (Após a sessão)
Apresentação Musical-CORES ,SONS E SENSAÇÕES (Waldiney)

Domingo dia 22 - Domingo
8h30 Exibição de Vídeo durante o café da manhã (A Água do Planeta)
9h-Roda de conversa: A Novo Encanto e a Água.
10h-Leitura da Declaração da Água e abraço na Samaúma.
10h30-Concurso de Cartazes com o Tema: "Água , pra que te quero".
11h30- Detetives mirins em ação , em busca de vazamentos e desperdicios de água e
Entrega de Relatório da investigação ao Presidente do Pré-Núcleo.
12h30. Leitura da Oração da água e cantoria de músicas de água.
13h:Encerramento com BANHO DE CHUVA, IGARAPÉ OU CHUVEIRO.


Com informações de
Conceição Baía
Vice-coord. da Unid. Reg. da Amazônia Oriental

Seminário: Água, Meio Ambiente, Esporte e Lazer: questão de cidadania

A Novo Encanto por meio da Unidade Regional da Amazônia Oriental em parceria com a Secretária de Meio Ambiente -SEMA , convida os sócios e amigos da Novo Encanto para a seguinte programação:

Seminário : Água, Meio Ambiente, Esporte e Lazer: questão de cidadania.
Dias: 19 e 20 de Março
Hora: 8h às 17h30
Local: auditório do Batalhão de Polícia Ambiental (Parque Ambiental)

E no dia 21 de março acontece a Caminhada e plantio de mudas no Parque Ambiental de Belém, das 8h às 12h.

Participe...

quarta-feira, 18 de março de 2009

Família 'Gotinha' ensina sobre o ciclo da água

E quem foi que disse que é dificil aprender sobre o ciclo da água? No vídeo do Codau ali embaixo você vai saber que além de parecer 'brincadeira de criança', conhecer como funciona todo esse processo é muito importante pra nós, que somos parte integrande desse imenso universo que é a natureza. O video mostra os caminhos da água até chegar nas nossas casas, nas estações de tratamento e nos esgotos.

E quem mais poderia nos ensinar sobre esse assunto senão uma família de 'Gotinhas'. O vídeo-educativo serve para os sócios e filhos dos sócios também. Então, junte toda a família na frente do PC e entre nesse mundo aquatico agora mesmo.


Sócios da NE fazem caminhada em homenagem a água


O Grupo de Jovens Portal da Cor e Monitoria da Novo Encanto, convidam à todos, amigos e sócios da NE, para a Caminhada em Homenagem a Água que será realizada no dia 22 de Março, das 7h às 11h , no terreno do M. Cândido.

O evento marca o início da programação que prevê caminhada matinal, seguidas de atividades compartilhadas, com o objetivo de facilitar a integração harmoniosa do homem com a natureza, buscando valorizar este bem que é a água em nossa vida.


Acompanhe a programação:

7h - Concentração na entrada da Casa de Preparo

7h30 - Inicio da Caminhada Silenciosa

9h – Homenagens a água

10h30 – Vídeo Água nossa de cada dia

11h - Fechamento da celebração e início do compartilhar (traga alegria, frutas e alimentos que possamos compartilhar)

Serviço:
Caminhada em Homenagem a Água no Sítio do M.Cândido.

DATA: 22/03/2009.

HORÁRIO: das 7h às 11h.

CONCENTRAÇÃO / SAÍDA: Casa de Preparo

Com informações de

Alvarito L. Baratieri-Monitor Novo Encanto

Núcleo Arco-Íris/Joaçaba/SC

segunda-feira, 16 de março de 2009

Novos passos em busca da qualidade de vida

"Construir de forma coletiva o Programa de Educação Ambiental para a comunidade do Cucurunã, a partir das discussões realizadas no desenvolvimento do projeto Nosso Igarapé"
Esse foi o principal objetivo que motivou a realização, nos dias 9 e 10 de março, da OFICINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL na comunidade do Cucurunã, regiao do Eixo Forte de Santarém. A ação aconteceu através da parceria entre a EMATER (PA), o Grupo Verde (da própria comunidade do Cucurunã) e as associações Agua Vida e Novo Encanto.
O encontro contou ainda com a participação de membros do IDEFLOR, da Sec. Mun. de Meio Ambiente, da Assoc. de Mulheres do Cucurunã e da Semed.

(re)Construindo um conceito

Durante as oficinas, realizadas na própria comunidade, os participantes tiveram a oportunidade de destacar as iniciativas que consideram importantes para a harmonização do homem com a natureza. Atraves do compartilhamento de ideias o grupo criou diversos conceitos para a educação ambiental, são eles:
Conceitos Iniciais:
“É quando todos começarem a respeitar de verdade e proteger o planeta que grita por socorro.”
“Respeitar a vida.”
“É tudo aquilo que está em nossa vida.”
“Começa das pequenas coisas do dia a dia, como você cuidar do seu lixo, em casa, ou o fato de você pegar um papel de menta e jogar pela vidraça do ônibus.”
“É saber usar o que a Natureza nos dá, sem acabar.”
“É a criação conjunta de conhecimento, apropriado para o desenvolvimento local sustentável.”
“É a formação do homem para melhor conviver com o meio ambiente.”
“É a conscientização do povo, em preservar e saber usar de forma adequada o meio ambiente em que vivemos.”
“É você saber usar sem agredir o meio ambiente. Eduque-se para depois educar.”
“É a conscientização do ser humano para com o meio ambiente.”

Palavras chaves – Natureza, Respeitar, Proteger, Vida, Cuidar, Desenvolvimento, Sustentável, Conscientização, Preservar, Saber usar, Formação, Meio Ambiente, Educar.

Grupo 1 – “É a formação de pessoas para desenvolver um modelo sustentável, respeitando a vida.”

Grupo 2 – “Respeitar o meio ambiente educando e formando cidadãos conscientes do uso sustentável dos recursos naturais, garantindo, com isso, a preservação da vida.”

“É A FORMAÇÃO DE PESSOAS CONSCIENTES PARA DESENVOLVER UM MODELO DE VIDA SUSTENTÁVEL, RESPEITANDO A NATUREZA, GARANTINDO O BEM ESTAR DE TODOS, ATRAVÉS DE PROCESSOS PARTICIPATIVOS.”

Nesses dois dias de muito aprendizado os participantes ainda puderam apresentar os problemas enfrentados pela comunidades e as soluções dos mesmos. Isso tudo sem esquecer dos seus sonhos.

“Que tenha soluções para os problemas do igarapé, começando pelos pequenos. Quero ver meus filhos nadando nele.

“A esperança é que possamos discutir meios de guardarmos tudo o que a Natureza nos dá, arrumando o que precisa ser arrumado, fazendo o que precisa ser feito, educando o povo a respeitar o meio ambiente com apoio de todos que deram os braços para essa causa.”
Compartilhando sonhos

André (EMATER): “Saber que não podemos esperar as pessoas dizerem para nós o que fazer. Isso nós já sabemos fazer. Pegar nossos conhecimentos juntar com os conhecimentos dos comunitários e construir um saber que pode passar de geração pra geração, se renovando sempre. Hoje estamos aqui, mas temos que levar para o barracão comunitário para que todos saibam o que estamos fazendo.”

Adelina (COOPAC): “Sabemos dos problemas, mas espanta pela quantidade. Podemos nos unir e solucionar o problema, por uma vida melhor.”

Soraya (AMC): “Buscar soluções para os problemas, compartilhando idéias que vão trazer resultados para todos nós.”

Charles (AMO-Cucurunã): “O nós é mais importante que o eu.”

Paulo (SEC): “Assumir responsabilidades para que, daqui a dois anos a gente não precise voltar aqui para ver tudo de novo.”

Fernando (Grupo Verde): “Ver que não estamos discutindo coisas pra iniciar, mas já tem ações sendo feitas, isso foi uma avaliação do que já foi feito e o planejamento do que temos pra fazer. O lugar é excelente, o ambiente é bom. É importante repassar o resultado para os membros das entidades.”

Ana Paula (ABAV): “Momento em que plantamos uma semente. Cabe a todos nós fazermos essa semente germinar buscando o bem estar de todos.”

Gilvandra (SEMED): “O grupo é muito bom, pessoas envolvidas, com interesse. Já tem um conhecimento mais profundo do assunto. Isso já é um passo importante que facilita a caminhada. Com a união do grupo e mais pessoas no grupo fica mais fácil avançar.”

Nova diretoria da NE será eleita dia 22 de março

Prezado(a)s Associado(a)s, Monitore(a)s e Coordenadore(a)s,

A Diretoria da Associação Novo Encanto vem convidar os associados em pleno exercício de seus direitos e a irmandade do CEB UDV, para a Assembléia Geral Ordinária que será realizada no dia 22 de Março de 2009, quando acontecerá a eleição da nova Diretoria para o mandato 2009 a 2012.

Pedimos aos monitore(a)s para que divulguem o Edital entre os colaboradores da Novo Encanto e para que seja dado um aviso na sessão de escala no próximo sábado, dia 21 de Março.

A Diretoria ficará honrada com a presença dos associados e convidados que puderem comparecer.

Programação:

12:00 horas - Dinâmica de saudação e boas vindas aos associados.

12:30 horas – Pic-nic com as contribuições que cada um trará para compartilhar.

14:30 horas – Dinâmica de reverência à Natureza e concentração para início da Assembleia.

15:00 horas – início da Assembleia e apresentação resumida das atividades do mandato da atual Diretoria.

15:40 horas – Apresentação do demonstrativo e prestação de contas; apresentação da(s) Chapa(s) e eleição.

16:00 horas - Posse da Ddiretoria eleita e apresentação das Diretrizes principais neste mandato.

16:30 horas – Encerramento das atividades.

Pauta da reunião:

1. Relatório de Atividades da gestão;

2. Relatório de Atividades de 2001 a 2009;

3. Prestação de Contas da gestão de 2001 a 2009

4. Eleição e posse da nova diretoria;
5. Perspectivas do triênio 2009 a 2012;

6. Outras providências.


Com informações da secretaria da NE

domingo, 15 de março de 2009

Pense de Novo

O aquecimento global não é um fenômeno natural, mas um problema criado pelos homens. Qualquer pequena tora de madeira, cada gota de óleo e gás que os seres humanos queimam são jogados na atmosfera e contribuem para as mudanças climáticas.

Essa é a mensagem de Mundo, o primeiro vídeo da trilogia Pense de Novo. Confira e deixe seu comentário!

Filme publicitário - Hora do Planeta

Começou a ser veiculada nas emissoras de TV a nova campanha publicitária da Hora do Planeta. O filme, criado pela agência DM9DDB, conta com a participação de um time de artistas e atletas que se engajaram na luta contra o aquecimento global. Luciano Huck, Fernanda Keller, Eduardo Moscovis, Cynthia Howlett e Lulu Santos estão entre as personalidades que vestiram a camisa do movimento.

Assista aqui ao filme da campanha


sexta-feira, 13 de março de 2009

Enquete no ar - vote!

O blog da Amazônia Oriental quer saber o que você faz em prol de um meio ambiente mais saudável. Então responda a enquete aí ao lado, mas lembre-se que existem mil e uma, duas, três... maneiras de viver bem e em harmonia com a natureza...


Conheça os princípios que orientam a Novo Encanto:

1. Atuar pela tomada de consciência de que o único domínio que nos cabe exercer sobre a natureza é o processo gradual de autoconhecimento e auto-disciplina sobre a natureza humana: o domínio de si.

2. Trabalhar pela substituição de uma relação de consumo agressiva da Natureza por uma relação de comunhão.E nesta comum-união tornarmo-nos UM com ela.

3. O ser humano expressa o seu grau de integração na Natureza, na sua prática, na medida em que estabelece laços de União com todos aqueles que compartilham desta mesma aspiração. É desta mesma União que vem brotando a força que há de conduzir as pessoas e os movimentos que trabalham em prol da VIDA e da PAZ, a realização de seus objetivos.

4. Combinar a implantação de projetos de conservação do meio ambiente com atividades de conscientização de um número cada vez maior de pessoas quanto à seriedade da crise que estamos vivendo, assim como os caminhos de sua superação.

5. A responsabilidade que se põe para cada ser humano hoje é de uma transformação profunda de nossa relação com o planeta terra. Para que esta transformação ocorra é preciso reencontrar a experiência da Natureza em seus encantos. :


obs.: o voto é facultativo, mas se eu fosse você não perderia essa oportunidade - é rapidinho. Mas caso queira falar mais um pouco do assunto, é só deixar um comentário ali no cantinho.

Parceria é firmada entre Brasil e Alemanha pela sustentabilidade

Fonte: Pesquisa FAPESP -Edição Online
Foto: Eduardo Cesar


O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e a ministra da Educação e Pesquisa da Alemanha, Anette Schavan, assinaram ontem(12/03), em São Paulo, dois acordos para o desenvolvimento de pesquisas na área ambiental, durante a abertura da Ecogerma 2009 – Feira de Negócios e Congresso de Tecnologias Sustentáveis, promovida pelo governo alemão.

Um dos documentos trata de um protocolo de intenção para a construção de cinco torres para o monitoramento das mudanças climáticas na floresta amazônica. O projeto será coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e pelo Instituto Max Planck de Química.

O segundo acordo confirma o propósito dos dois governos em manter um diálogo regular para suporte a estudos e pesquisas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação tendo como foco a sustentabilidade. Uma reunião entre representantes dos dois governos marcada para o dia 18 de março em Brasília vai definir as ações a serem desenvolvidas.

Após a assinatura, Rezende e Schavan visitaram os estandes da Ecogerma 2009, que fica aberta até o dia 15 no Transamérica Expo Center. No estande da FAPESP, foram recebidos pelos pesquisadores Célio Haddad, do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e Vanderlan da Silva Bolzani, professora do Instituto de Química de Araraquara da Unesp.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Dicas de saúde

COMUNICADO DE INTERESSE GERAL: BEBA água com estômago vazio.

Hoje é muito popular no Japão beber água imediatamente após levantar, na parte da manhã, pois as evidências científicas tem demonstrado estes valores.

Abaixo divulgamos uma descrição da utilização da água para os nossos leitores.

Para idosos com doenças graves e doenças em tratamento médico, a água tem sido muito bem sucedida. Para a sociedade médica japonesa, uma cura de até 100% para as seguintes doenças:

Dores de cabeça, corpo ferido, problemas cardíacos, artrite, taquicardia, epilepsia, excesso de gordura, bronquite, asma, tuberculose, meningite, aparelho urinário e doenças renais, vomitos, gastrite, diarréia, diabetes, hemorróidas, todas as doenças oculares, obstipação, útero, câncer e distúrbios menstruais, doenças de ouvido, nariz e garganta.

Método de tratamento

1. Na parte da manhã e antes de escovar os dentes, beber 4 x 160ml copos de água.

2. Lavar e limpar a boca, mas não comer ou beber nada durante 45 minutos.

3. Após 45 minutos, você pode comer e beber normalmente.

4. Após os 15 minutos do lanche, almoço e jantar não se deve comer ou beber nada durante 2 horas.

5. Pessoas idosas ou doentes que não podem beber 4 copos de água, no início podem começar por tomar um copo de água e aumentar gradualmente a quantidade para 4 copos por dia.

6. O método de tratamento cura doenças e outros podem desfrutar de uma vida mais saudável.

A lista que se segue apresenta o número de dias que requer tratamento para curar / controle / reduzir as principais doenças:

1. Pressão Alta - 30 dias

2. Gastrite - 10 dias

3. Diabetes - 30 dias

4. Obstipação - 10 dias

5. Câncer - 180 dias

6. TB - 90 dias ???

7. Os doentes com artrite devem continuar o tratamento para apenas 3 dias na primeira semana e, desde a segunda semana, diáriamente.

Este método de tratamento não tem efeitos secundários. No entanto, no início do tratamento terá de urinar frequentemente. É melhor, se continuarmos com o tratamento, porque este procedimento funciona como uma rotina de nossas vidas. Beber água é saudável e dá energia.


Isto faz sentido: o chinês e o japonês bebem líquido quente com as refeições, e não água fria. Talvez tenha chegado o momento de mudar seus hábitos de água gelada para água quente, enquanto se come. Nada a perder, tudo a ganhar ...!

Para quem gosta de beber água fria, esta secção aplica-se a eles.
É bom beber um copo de água fria ou uma bebida fria após a refeição, porém, a água fria ou bebida fria solidifica o alimento gorduroso que você acabou de comer. Isso retarda a digestão.

Uma vez que essa 'mistura' reage com o ácido digestivo, ela reparte-se e é absorvida mais rapidamente do que o alimento sólido para o trato gastrointestinal. Isto danificada o intestino e, muito em breve, vai se transformar em gordura e pode nos levar ao câncer. É melhor tomar uma sopa quente ou água quente após cada refeição.
Nota muito grave - perigoso para o coração:

As mulheres devem saber que nem todos os sintomas de ataques cardíacos se resumem a uma dor no braço esquerdo ou uma dor no peito. Esteja atento para uma intensa dor na linha da mandíbula. Você pode nunca ter primeiro uma dor no peito durante um ataque cardíaco. Náuseas e sudorese intensa são sintomas muito comuns.

Pesquisas comprovam que 60% das pessoas têm ataques cardíacos enquanto dormem é não conseguem despertar. Uma dor no maxilar pode despertar de um sono profundo. Sejamos cuidadosos e estamos vigilantes.

Quanto mais se sabe, maior chance de sobrevivência ...